segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fonduta - "Molho de queijo"

Fonduta Delícia!


Dessa vez vou ensina-los a fazer uma receita de um "molho de queijo” muito saboroso e que pode ser feito com o queijo da sua preferência.!
Conhecido como “ Fonduta” (não como molho de queijo), aqui na Itália usamos geralmente o queijo específico da região, cada lugar tem o seu mais apreciado, geralmente é com esse que fazemos a Fonduta. Na Itália são mais de 400 tipos de queijos catalogados, cada região tem o seu preferido, ou seja, essa fonduta varia muito de cada região. Então não tem um queijo certo para fazê-la, é aconselhável queijos mais "moles", mais fáceis de derreter, como pode-se também fazer com mais de um tipo de queijo, é bem comum.

Ingredientes:
Grana Padano; parmesão; ou o queijo de sua preferência – 200grs.
Leite – 100grs.
Manteiga – 40 grs.

Modo de preparo:
Coloque em banho maria (fogo médio/baixo) uma panela com o grana padano ralado e o leite, vá mexendo com o fuet, devagar, até derreter todo o queijo.

Quando derretido, fora do banho maria, com um “mix” bata essa fontuda até ficar lisa e brilhante.

Prove de sal, se quiser pode-se colocar sal e um pouco de pimenta. 

IMPORTANTE: Para deixar sua fontuda mais grossa ou mais fina, quem tem esse “papel” na receita é o queijo, quanto mais queijo usar mais grossa fica e bata sempre com o “mix”, pois assim fica mais clara e brilhante sem “pedaços” que queijo mal derretido.
Se mesmo assim não conseguir deixar mais grossa, coloque um pouco de farinha, uma colher de sobremesa rasa. Mas é melhor que consiga chegar no ponto com o queijo, para não deixar muito retrogosto de farinha. (Bata com o mix, para não ficar grumos de farinha e volte um pouco no fogo, até engrossar um pouco mais.)

Quando a Fonduta estiver pronta, adicione a manteiga, que serve para deixa - lá com mais brilho, bata com um fuet ou volte ao fogo para derreter a manteiga, mas bata sempre com o fuet.

Pronto essa é a fonduta de queijo, que se usa com carne; massas; lasanha; risottos, geralmente onde você usaria um “molho de queijos” ou o “bechamel”, essa fonduta faz o mesmo papel e é mais saborosa.

"Bolo de queijo acompanhado de Fonduta" (o creme branco embaixo,é a Fonduta). 

Podemos usar a fonduta com uma grande variedade de acompanhamentos. Usa-lá com carnes, batatas ao forno com alecrim e sal grosso, massas...HUM....Provem!....um novo jeito de fazer molho de queijo!

Espero que provem e aprovem !!!!!!!!!!!!!

Beijos. Valeu! Até a próxima! 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bruschettas


As bruschettas são tão clássicas na Itália assim como a pizza, você as encontra em todas as regiões sempre de diversos sabores. A maneira principal que é encontrada, digamos a mais clássica, é de tomates picados e manjericão, porém muitos sabores podem rechear sua mesa e são uma ótima saída quando não sabemos bem ao certo o que preparar.

A verdadeira bruschetta é feira com o pão italiano do dia anterior. Um bom azeite e POUCO alho, os italianos não gostam muito de “comer” o alho propriamente dito, eles usam bastante mas em certo momento é retirado da receita, geralmente o alho não vai para o prato.

Ingredientes:
Pão Italiano – do dia anterior
Azeite - BOM
Alho – 1 dente.

Preparando o pão da bruschetta:
Corte o pão com um dedo de grossura, não deve ser muito grosso. Coloque as fatias em uma forma, passe um pouco de azeite em cada uma delas, leve ao forno, (pré aquecido), deixe o tempo que a torrada fique crocante, não mais que isso, não deixe escurecer muito. É rápido.
Tire do forno e, com o alho cortado ao meio, “raspe” o alho no pão, no lado do azeite, uma ou duas vezes, somente isso.... pronto o pão da bruschetta está pronto.

Recheios: Existem inúmeros tipos de bruschettas. A mais famosa na Itália é a de tomates. Corte os tomates em cubos (sem semente), adicionem folhas de manjericão "rasgadas" com a mão mesmo, misturem sal e azeite. Coloque em cima da torrada e esta pronta, é simples. Se bem temperada, a mais gostosa. Essa é a bruschetta mais apreciada por aqui. 
Pode –se colocar azeitonas pretas no tomate temperado e por cima da bruschetta, muzzarela di búfala, levar para gratinar.... 


Com azeitonas é bem comum também. Primeiro passo: bata a ricota; cream cheese, sal e um fio de azeite. Com isso batido, adicione as azeitonas pretas e bata ou um pouco mais. Bata pouco, pois devem ficar pedacinhos de azeitona, prove de sal, tempere um pouco mais se necessário com: sal;azeite e pimenta. Coloque por cima das torradas, enfeite com uma azeitona por cima e ao lado (ou por cima) coloque um pouco de aceto balsâmico, fica maravilhoso!!!!!!!!!!!
Façam essa, é incrível.!


Vou dar outras sugestões, mas usem sua criatividade ou aquilo que tiverem em casa.

*Com gorgonzola e mel. 
*Com queijo brie e geléia de damasco, leve alguns minutos ao forno!... essa arrasa!
*Com legumes grelhados, parmesão ralado e forno.
*Com queijo brie e figos, leve ao forno por poucos minutos (2 ou 3)

Façam com os ingredientes que desejarem, essas são idéias bases....ficou com vontade? Então agora prove a sua...vá até a cozinha e prepare uma dessas delícias!!!

Espero que gostem até a próximaaaaa!!!!!!!!!!!

Beijos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Gnocchi de batata.



È finito!....

Decidi postar no blog minha última receita feita em aula, que foi a receita do meu teste final, cada aluno foi sorteado com uma receita e a minha foi Gnocchi. Existem inúmeras variações de Gnhocchi, esse de batata é com certeza uma das melhores variações e geralmente agrada a todos.  

Ingredientes:
Para 3/4 pessoas (depende da fome!...)

Batata Asterix – 680grs.
Farinha – 160grs
Grana Padano – 250grs
Mozzarella di bufala – 500grs
Manjericão – 1 maço pequeno
Alho – 2 dentes
Cebola - 1
Sal, pimenta.
Tomate pelado – 1 lata.(500/600grs)

Preparo: Cozinhe a batata em água já fervente, com casca. Enquanto cozinha a batata, deixe seu molho de tomate pronto. 
Corte a cebola em pequenos cubinhos e o alho ao meio, (assim você pode retirá-lo se não gosta de comê-lo). Refogue a cebola no azeite, coloque o alho, adicione o tomate pelado, abaixe e fogo (use o fogo baixo para fazer molhos)

NÃO TENHA PRESSA. Ditado de quem trabalha em cozinha: “se tem pressa, NÃO FAÇA, escolha outra receita, cada receita tem seu tempo; seu cozimento; seu preparo específico. Não queira acelerar ou pular etapas, seu resultado final sempre será igual sua vontade de fazer o prato”.

Coloque um pouco de sal, pimenta e manjericão. Tampe e deixe até virar um molho com pequenos pedacinhos, pode-se adicionar um pouco de água durante o cozimento, se necessário, mas pouco por vez, como uma colher de sobremesa, de água. Quando pronto, bata metade do molho, (ou ele todo), depende do seu gosto, (fica mais bonito bater só a metade, para deixar um pouco dos pedaços a vista)
Corte as mozzarellas di bufala em quatro. Reserve.

Descasque a batata quando estiver bem cozinha, passe-a no espremedor. Para Gnocchi deve-se usar a batata quente/morna, seu resultado é melhor.  Em uma bancada limpa ou um recipiente grande, coloque a farinha; a massa da batata; grana padano; sal e um pouco de noz moscada (se quiser), misture tudo, delicadamente. Até formar uma massa suave e macia. Corte no formato de Gnocchi, como na foto.

 Pode-se usar essa massa em seguida, ou deixar descansar em geladeira, coberto com filme plástico. Para cozinhar, ferva a água, coloque o Gnocchi e, estará pronto quando subir; quando “boiar”. Não cozinhe muito sua cocção é rápida. Quando cozido, junte – o na panela do molho, misture delicadamente, acrescente a mozzarella di búfala e mais folhas de manjericão. Está pronto para servir.

Você pode estranhar, achando que tem pouco molho, mas Gnocchi (e massas no geral), não devem “boiar” no molho e sim estarem envoltos COM molho, não dentro dele! Nada de exageros. Muito molho, tira o foco do prato que é Gnocchi com molho de tomate e não o ao contrário.
Depois de pronto, pode-se também colocar em pequenos recipientes e levar para gratinar. Fica ótimo e lindo.

Bom, isso é tudo pessoal!.. Un buono appetito a voi tutti.! 
Até a próxima, direto do hotel, na toscana onde vou trabalhar. Fuuui!

domingo, 1 de agosto de 2010

Doce com avelã




Brutti ma buoni -> Feio mas bom/gostoso.

Essa é uma receita bem fácil, é um docinho simples que acompanha super bem um chá, café no final de tarde. Ou no final do jantar. Muito simples, feio (como já diz o nome) mas gostoso, vale a pena fazer, deixar em um pote bem fechado e quando bate aquela "fominha" de não saber o que comer, essa é uma boa opção. Mesmo quando chegam "visitas surpresas" na sua casa....esse docinho com um café, hummmmm, cai muuuuuuito bem!


Ingredientes:
Clara do ovo - 100grs.
Açúcar - 250 grs.
Avelã - 250grs.
Papel manteiga.

Preparo: Triturar a avelã com 200grs do açúcar. Mas atenção; não deve virar uma farinha, deve ficar em pequenos pedacinhos (+ ou - o tamanho do grão de arroz.). Coloque em uma panela e reserve.

Bata a clara até montar com o restante do açúcar (50grs.) Pode-se por uma pitada de sal, enquanto bate, pois isso ajudar a clara a montar melhor. Quando estiver com a clara em neve no ponto certo, junte delicadamente com a avelã que esta na panela, misture tudo e ligue o fogo, em fogo médio/baixo.
 
Vá mexendo sempre, nas laterais e no centro.TENHA PACIÊNCIA, E NÃO AUMENTE O FOGO.Quando ele começar a pegar cor e estiver soltando as laterais, como na foto, esta pronto. Tire do fogo. Pré aqueça seu forno a 180 graus.

Pegue uma assadeira, coloque papel manteiga, com 2 colheres de sopa, ou sobremesa, isso dependo do seu gosto, como vai preferir fazer o tamanho do doce. Uma colher você pegue o doce a outra você empurra o doce no papel manteiga, ele não tem um formato correto.

Leve para assar por + ou - 15 minutos, quando o doce ficar mais "coradinho", está bom. É rápido mesmo, geralmente 15 minutos é o máximo de tempo. Aconselho a não fazer de forma muito grande, o doce menor fica melhor para comer e mais bonito.

Pode-se também depois de assado, bater tudo no processador, bater rápido, e deixar uma farinha grossa de avelã para comer com sorvete!!!!!!! Hummmmmm!... 
Ou depois de assado, banhá-lo em calda de chocolate. Para fazer isso é fácil, derreta o chocolate; e banhe uma parte do doce (com a mão mesmo) de um lado você segura o doce, o outro você banha com o chocolate.Se quiser pode banhá-lo inteiro; coloque o o doce inteiro dentro do chocolate, para tirá-lo é necessário uma pinça grande, ou um garfo. Coloque ambos em cima do papel manteiga e espere até que endureça o chocolate.  
Delícia....está prontooo!! Beijos até a próxima!