domingo, 18 de julho de 2010

Pesto

Em mais uma viajem, dessa vez para Gênova, decidi colocar aqui uma receita, porque se eu fosse falar da viajem como nas outras postagens, iria ser meio chato, porque essa viajem foi um pouco estranha para mim, não em relação ao lugar, pois Gênova é lindo, cidade de porto, bem interessante.
Mas quando digo "estranha" é em relação a viajem propriamente dita, dessa vez não deu nada errado, foi tudo perfeito: eu tinha pouca mala; consegui trem no horário certo para ir e para voltar, o ônibus em Asti estava funcionando, ...isso foi estranho,... foi a primeira vez que nada errado ou fora do normal aconteceu e por incrível que pareça isso é o MAIS ENTRANHO PARA MIM.!...hahaha....
Então como Gênova é primeiramente conhecida pelo PESTO, dizem que é o melhor lugar da Itália para comer pesto ou comprar pronto, aqui vai uma receita original do pesto Genovês.!


Ingredientes:
Manjericão - 1 maço médio, ou 2 pequenos.
Grana padano (ou infelizmente, Parmesão) - 60grs.
Pinoli - 50grs.
Alho - 2 dentes
Azeite de boa qualidade - quanto baste. (q.b.)
Gelo (pouco)


Primeira coisa antes do preparo, que é muito simples; Por favor se querem fazer um pesto ótimo, como o da receita, *NÃO NÃO comprem o azeite mais barato; 
*usem o pinoli; 
*comprem o melhor manjericão, não aquele murcho e sem cor, 
*o grana padano já é mais difícil de encontrar, tem em alguns lugares, se conseguirem comprar o resultado será perfeito, se não, usem um bom parmesão.
Só assim, fazendo tudo da maneira correta que o resultado é positivo. Se usar tudo "mais ou menos"....seu resultado será o mesmo.


Preparo:
Retire as folhas do manjericão, lave -as bem. Seque - as em papel de fritura.
Rale o parmesão. Descasque o alho. 
Pegue seu processador ou um mix, bata 3 ou 4 pedras de gelo, SIM GELO, triture as pedrinhas, quando prontas adicione o manjericão; pinoli e o alho, com o modo pulsar vá adicionando o azeite, até tudo ficar bem misturado e bem verde. 
Pergunta que não quer calar, porque o gelo?
O gelo é o segredo total dessa receita, ele é o responsável pela duração do verde do seu pesto, sem o gelo, em pouco tempo seu pesto começa a ficar verde escuro, depois com coloração preta. O gelo não deixa o verde perder a cor e também ajuda na consistência do pesto. O gelo faz muita diferença, não deixe de usa-ló!
Depois de batido essa primeira parte no mix ou processador, somente adicione agora o parmesão, bata somente mais um pouquinho, prove de sal ou se quiser adicionar mais pinoli ou alho agora é a hora. Pronto está pronto. Bem fácil! A consistência deve ser de um "molho" não muito fino e sim um pouco mais grosso.
Pronto, coloque o pesto na panela e junte com a massa de sua preferência, aconselho o penne; orecchiette; (massas mais grossas), ou no brodo do capeletti; pode -se também fazer uma brusqueta e rechear com mussarela de búfala e pesto por cima...fica ótimo!.... Mas usem sua imaginação!...
Espero que gostem!...beijos até a próxima.!





7 comentários:

  1. O pesto tá lindo, ja compramos tudo para fazer inclusive o grana. vamos fazer essa semana, depois te conto

    ResponderExcluir
  2. uuuaaaaau!!!!!!! vou escrever isso no caderno de receitas que ganhei da Ana Cristina! tá linda a foto, o texto tá ótimo, e você tá arrasando nathyyyy! XEEEERo pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm.... delizia!!!
    Complimenti carissima Nathalia!!!
    Anch'io farò...e ti racconterò... va bene???
    Baci .....

    ResponderExcluir
  4. Sii Regina,...prego!...Assaggiare e dimmi.
    Bacione!

    ResponderExcluir
  5. Adorei na!!!
    E as fotos ficaram lindas!!
    beijinhos com saudades!

    ResponderExcluir
  6. Na!
    Estou adorando as receitas, já estou anotando.
    Mui Bacione!

    ResponderExcluir
  7. Oiii realmente está tudo muito lindo, vou provar quando o seu pai fizer .....hahahaha

    bjos

    ResponderExcluir