domingo, 7 de novembro de 2010

SIM...queremos Bananas!!

Quem nunca comeu uma boa torta de banana? Aquela que a vovó faz onde a casa toda fica recheada por um aroma incrível, ou mesmo em alguma confeitaria, casa de um amigo!! Hum, só de pensar já enchem os lábios de vontade. De massa crocante com cheiro de açúcar e canela, recheada de banana e mais banana é uma torta saborosa e que não "pesa" quando comemos. 

A Banana é rica em vitaminas A, B, C, fibras, potássio, cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico e nós promove energia. Além de ser muito saborosa pode nos trazer muitos outros benefícios: a melhor notícia sobre a banana por conter uma substância chamada Serotonina ajuda a Relaxar; Manter o Bom Humor, e auxilia pessoas que sofrem de depressão.!!!!!
Ou seja, Tá nervoso????.......fica nãoooo.....come uma bananinha, come!!!

Então nada melhor que uma boa receita da torta de banana (receita de familia, que minha avó fazia) Faça essa torta de presente para sua familia; amigo; vizinha; namorado; seu chef que certamente será um sucesso! 

Ingredientes:
Farinha de trigo - 3 xícaras.
Açúcar - 1 xícara e 1/2.
Ovos - 2
Manteiga - 2 colheres de sopa cheias.
Sal - uma pitada.
Banana - 1 dúzia.
Fermento em pó - 1 colher de chá.
Açúcar para polvilhar - quanto baste.
Canela para polvilhar - quanto baste.

Modo de preparo:
Junte em um recipiente os secos, faça um furo no meio e adicione os ovos e a manteiga. Misture tudo com as pontas dos dedos. Até formar uma massa homogênea e amanteigada. Com a massa pronta, passe filme plástico envolta, e deixe pelo menos 15 minutos na geladeira.

Descasque e corte as bananas em rodelas.

Pegue a massa da geladeira e abra em uma forma, não esqueça de untar a forma.Separe um pouquinho da massa, para fazer as "tranças" que serão colocadas por cima da torta, no final.

Pré aqueça seu forno.Coloque uma camada de banana no fundo da forma, polvilhe açúcar e canela, depois repita o processo até a altura da sua borda. Banana, açúcar e canela, banana açúcar, canela...assim por diante. Quando terminar as camadas, pegue a massa que sobrou, e faça as "tranças, tiras", como queira chamar, para colocar por cima das bananas, coloque sempre de uma ponta a outra. Como na foto.

Pronto, não precisa "fechar" toda a torta, assim o resultado final fica mais bonito. Agora leve sua torta ao forno, por aproximadamente 40 minutos em fogo médio, está pronta quando bem dourada.

Coma quente ou fria, tanto faz. Sirva com café, chá. Uma delicia, para qualquer hora do dia!

Vá váaa.....não fique bravo não, coma sua dose de banana do dia, e fique calminho calminho!!!!!.....

Até a próxima, Beijos!

sábado, 18 de setembro de 2010

Brigadeiro na Itália!

Torta de Brigadeiro !!!!!!!!!!!!!!!!!
Hum.....que Brasileiro que não gosta? Qualquer doce com brigadeiro é um boa pedida!

Melhor ainda é comer um bom brigadeiro feito por uma brasileira, com ótimos produtos italianos e feito na Itália! Se ficou bom o resultado??? hum.....não tenho certeza, o que eu sei é que não deu tempo de fazer a foto de um pedaço da torta, somente da torta inteira, antes de eu mostrar para os meninos da cozinha! .....


Ingredientes:
Massa:
Açúcar - 60grs.
Farinha - 250grs.
Fermento - 1 colher de chá
Ovo - 2 gemas
Manteiga - 120 grs.
Canela em pó.


Para o Brigadeiro:
Leite condensado - 2 latas
Chocolate em pó - 4 colheres de sopa
Manteiga - 30 grs.
Morango - 1 caixinha.


Modo de preparo:
Faça primeiro a massa da torta. Em um recipiente, coloque: a farinha; açúcar; fermento; uma pitada de canela. Misture tudo, adicione as duas gemas, e a manteiga (em pequenos pedaços), ATENÇÃO: a manteiga deve estar em temperatura ambiente, nem muito mole nem dura. Misture tudo, delicadamente com a ponta dos dedos, até obter a massa ( igual a foto).

Enrole -a em papel filme, leve para geladeira.(essa massa deve ser usada gelada, porque tem uma quantidade grande de manteiga e, quando fria é "trabalhada" melhor).

Quando a massa já tiver fria, use o "pau de macarrão" ou com a mão mesmo, abra a massa e forre o fundo da forma de deseja para sua torta. (deve -se passar manteiga no fundo da forma, para a massa não grudar).
Leve para assar em forno médio, por 15 muitos, até dourar um pouco, deve ser totalmente assada, essa torta, não volta mais para o forno. (fure um pouco o fundo da massa, delicadamente, com um garfo, para a massa não "subir").

Enquanto a massa está no forno, prepare o Brigadeiro. Misture a frio: leite condensado; chocolate em pó; manteiga, mexa tudo, até misturar todo o chocolate com o leite condensado. Leve ao fogo, mexendo sempre até "soltar" do fundo da panela. Quando pronto, reserve fora da geladeira.

Quando a massa estiver pronta, desenforme-a, coloque no prato que irá servir, recheie com o brigadeiro e a reserve em geladeira.

Lave os morangos, corte na forma que deseja para decorar sua torta. Se quiser, pode usar outra fruta; chocolate para enfeitar; chocolate granulado; o que gostar de comer com brigadeiro.

Quando o brigadeiro já estiver frio, decore sua torta como preferir.!!!

E, quando gelada coma de boca cheia!!!!! Porque é bom demais! :)
Beijos até a próxima!!!!!!!! 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FOCACCIA !!!

A Clássica.

Essa receita de focaccia é clássica aqui na Itália, em todas as regiões que você for vai encontrar alguma. As vezes de diferentes sabores, mas sempre com a mesma "base" de receita.  
Ingredientes:
Óleo de girassol – 125ml
Sal – 40grs.
Fermento para pão– 50grs.
Água – 1lt
Farinha – 1 e ½ kg.
Azeite DE BOA QUALIDADE – o quando precise.
Alecrim; sal grosso; semente de papoula; gergelim; orégano seco; cebolinha seca; ervas secas em geral ou frescas. Aquilo que preferir para dar um pouco mais de sabor a sua focaccia.

Modo de preparo:
Coloque na Batedeira (com o “gancho”) ou faça na mão. Óleo; sal; fermento; água em temperatura ambiente, misture tudo. Quando tudo estiver bem misturado, vá adicionando aos poucos a farinha, se estiver usando a batedeira, vá aumentando aos poucos a velocidade.
Depois que termine de adicionar a farinha, deixe misturar mais um pouco e, quando a massa já estiver soltando do “gancho” ou quando perceber que ela já tem “corpo”, (tudo bem misturado), está pronta. Atenção não manuseie muito, quando é pronta: é pronta! sem ficar “amassando” demais, porque é assim que ela sai do ponto certo e fica “pedindo” cada vez mais farinha. DICA: para manusear essa massa, tanto quando estiver fazendo ou quando for espalhar na forma, unte a mão com óleo, pois assim não precisa ficar adicionando farinha a todo tempo.

Quando pronta, divida no tamanho que vai querer para sua forma, essa quantidade de massa, nos promove 3 formas médias (retangulares) não muito altas. Divida e deixe descansar por 15 minutos, coloque o papel manteiga na forma e um pouco de azeite aonde a massa ira descansar.


Quando é passado esse primeiro descanso, abra a massa na forma, regue com um pouco de azeite por cima e deixe descansar por mais 10 a 15 minutos. Pré aqueça seu forno em temperatura média.

Agora depois desse segundo descanso, com a massa aberta na assadeira, você vai perceber que ela continua a crescer, espalhe- a um pouco mais e assim adicionamos um "toque" nosso na foccaccia, tempere com o que for de sua preferência. (Alecrim; sal grosso; semente de papoula; gergelim; orégano seco; cebolinha seca, use sua criatividade!). Faça com a ponta dos dedos as “marquinhas” mais fundas e mais rasas. 
Regue com um pouco mais de azeite. 

Leve em forno médio (180ºgraus) por mais ou menos 30 minutos (depende do forno).Ou quando estiver dourada e crocante!
Atenção: você pode estranhar achando que ficou “ baixa” mas não estão baixas, elas somente não são tão altas mesmo, é normal. ESSE TIPO de massa não deve ser feito em forma muito alta pois não faz a devida cocção, não fica com a mesma qualidade e mesmo gosto do que quando feita em uma forma mais baixa. Feita na forma certa ela obtém o resultado por igual em toda a massa, o ar circula melhor, fica mais macia e crocante por inteiro. Pode -se guardar bem fechada que dura 2 ou 3 dias, permanecendo ótima para consumo.
Espero que provem e aprovem!...É bom demais!.... :)  
Beijos até a próximaaaaa! 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Polenta Maravilha!!

Polenta com batata.

Essa receita é muito gostosa, quem gosta de polenta vai amar e para aqueles que não gostam, aconselho provar...pois é saborosa mesmo. Escolhi essa receita porque “polenta” para mim é totalmente associada a minha avó Edile, eu sempre comia a polenta da vovó de boca cheia! E com certeza minha avó adoraria essa receita nova.
A Polenta aqui na Itália é sempre uma das provas nas escolas de cozinha, é fundamental saber fazer uma deliciosa polenta!

Ingredientes: (Atenção essa é uma porção. No máximo para 2 pessoas).
Água – 1 litro
Farinha de milho – 200grs
Batata – 200grs
Cebola – metade.
Bacon – 100grs.
Manteiga – 50grs
Queijo ralado – 50grs.
Sal; pimenta
Azeite BOM

Preparo:
Descasque a batata, corte em cubinhos, leve para cozinhar. Enquanto cozinha a batata, comece a fazer a polenta. Coloque a farinha na água fervente, vá mexendo, pouco a pouco (não precisa mexer todo o tempo), deixe em fogo médio/baixo, sempre tampada. 
Enquanto isso corte a cebola em meia lua e o bacon em cubinhos. Reserve.

Quando a batata estiver “al dente”, tire-a da água e junte com a polenta que esta cozinhando, vá mexendo aos poucos.

Enquanto vai cozinhando a polenta, em uma frigideira: Refogue o bacon, quando estiver bem “fritinho” na sua própria gordura, adicione a cebola, refogue bem a cebola com o bacon, tempera com sal e pimenta, reserve.

Voltamos para nossa polenta, adicionamos um pouco de sal, e vamos provando até que a farinha esteja cozida, não se preocupe com a batata, ela vai sumir um pouco, e alguns pedacinhos vão ficar, essa é a intenção. Quando a polenta estiver quase pronta, adicione o refogado de bacon e cebola (separe um pouco para decoração). Mexa bem.


Quando a polenta estiver pronta, desligue o fogo, adicione o queijo ralado e manteiga, misture tudo com um fuet, pois assim damos cor e brilho a polenta. Adicionem ao final um bom azeite, isso da um toque de perfume e sabor ótimo. Prove os temperos. Adicione sal se for necessário. Decore com um pouco do refogado do bacon, deixado a parte. 
Prontooooooooooooooo! 
Agora é só comer essa maravilha!...

Bom apetite, espero que como eu, comam de boca cheia! : )

Beijos meus amores......Até a próxima! 

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fonduta - "Molho de queijo"

Fonduta Delícia!


Dessa vez vou ensina-los a fazer uma receita de um "molho de queijo” muito saboroso e que pode ser feito com o queijo da sua preferência.!
Conhecido como “ Fonduta” (não como molho de queijo), aqui na Itália usamos geralmente o queijo específico da região, cada lugar tem o seu mais apreciado, geralmente é com esse que fazemos a Fonduta. Na Itália são mais de 400 tipos de queijos catalogados, cada região tem o seu preferido, ou seja, essa fonduta varia muito de cada região. Então não tem um queijo certo para fazê-la, é aconselhável queijos mais "moles", mais fáceis de derreter, como pode-se também fazer com mais de um tipo de queijo, é bem comum.

Ingredientes:
Grana Padano; parmesão; ou o queijo de sua preferência – 200grs.
Leite – 100grs.
Manteiga – 40 grs.

Modo de preparo:
Coloque em banho maria (fogo médio/baixo) uma panela com o grana padano ralado e o leite, vá mexendo com o fuet, devagar, até derreter todo o queijo.

Quando derretido, fora do banho maria, com um “mix” bata essa fontuda até ficar lisa e brilhante.

Prove de sal, se quiser pode-se colocar sal e um pouco de pimenta. 

IMPORTANTE: Para deixar sua fontuda mais grossa ou mais fina, quem tem esse “papel” na receita é o queijo, quanto mais queijo usar mais grossa fica e bata sempre com o “mix”, pois assim fica mais clara e brilhante sem “pedaços” que queijo mal derretido.
Se mesmo assim não conseguir deixar mais grossa, coloque um pouco de farinha, uma colher de sobremesa rasa. Mas é melhor que consiga chegar no ponto com o queijo, para não deixar muito retrogosto de farinha. (Bata com o mix, para não ficar grumos de farinha e volte um pouco no fogo, até engrossar um pouco mais.)

Quando a Fonduta estiver pronta, adicione a manteiga, que serve para deixa - lá com mais brilho, bata com um fuet ou volte ao fogo para derreter a manteiga, mas bata sempre com o fuet.

Pronto essa é a fonduta de queijo, que se usa com carne; massas; lasanha; risottos, geralmente onde você usaria um “molho de queijos” ou o “bechamel”, essa fonduta faz o mesmo papel e é mais saborosa.

"Bolo de queijo acompanhado de Fonduta" (o creme branco embaixo,é a Fonduta). 

Podemos usar a fonduta com uma grande variedade de acompanhamentos. Usa-lá com carnes, batatas ao forno com alecrim e sal grosso, massas...HUM....Provem!....um novo jeito de fazer molho de queijo!

Espero que provem e aprovem !!!!!!!!!!!!!

Beijos. Valeu! Até a próxima! 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bruschettas


As bruschettas são tão clássicas na Itália assim como a pizza, você as encontra em todas as regiões sempre de diversos sabores. A maneira principal que é encontrada, digamos a mais clássica, é de tomates picados e manjericão, porém muitos sabores podem rechear sua mesa e são uma ótima saída quando não sabemos bem ao certo o que preparar.

A verdadeira bruschetta é feira com o pão italiano do dia anterior. Um bom azeite e POUCO alho, os italianos não gostam muito de “comer” o alho propriamente dito, eles usam bastante mas em certo momento é retirado da receita, geralmente o alho não vai para o prato.

Ingredientes:
Pão Italiano – do dia anterior
Azeite - BOM
Alho – 1 dente.

Preparando o pão da bruschetta:
Corte o pão com um dedo de grossura, não deve ser muito grosso. Coloque as fatias em uma forma, passe um pouco de azeite em cada uma delas, leve ao forno, (pré aquecido), deixe o tempo que a torrada fique crocante, não mais que isso, não deixe escurecer muito. É rápido.
Tire do forno e, com o alho cortado ao meio, “raspe” o alho no pão, no lado do azeite, uma ou duas vezes, somente isso.... pronto o pão da bruschetta está pronto.

Recheios: Existem inúmeros tipos de bruschettas. A mais famosa na Itália é a de tomates. Corte os tomates em cubos (sem semente), adicionem folhas de manjericão "rasgadas" com a mão mesmo, misturem sal e azeite. Coloque em cima da torrada e esta pronta, é simples. Se bem temperada, a mais gostosa. Essa é a bruschetta mais apreciada por aqui. 
Pode –se colocar azeitonas pretas no tomate temperado e por cima da bruschetta, muzzarela di búfala, levar para gratinar.... 


Com azeitonas é bem comum também. Primeiro passo: bata a ricota; cream cheese, sal e um fio de azeite. Com isso batido, adicione as azeitonas pretas e bata ou um pouco mais. Bata pouco, pois devem ficar pedacinhos de azeitona, prove de sal, tempere um pouco mais se necessário com: sal;azeite e pimenta. Coloque por cima das torradas, enfeite com uma azeitona por cima e ao lado (ou por cima) coloque um pouco de aceto balsâmico, fica maravilhoso!!!!!!!!!!!
Façam essa, é incrível.!


Vou dar outras sugestões, mas usem sua criatividade ou aquilo que tiverem em casa.

*Com gorgonzola e mel. 
*Com queijo brie e geléia de damasco, leve alguns minutos ao forno!... essa arrasa!
*Com legumes grelhados, parmesão ralado e forno.
*Com queijo brie e figos, leve ao forno por poucos minutos (2 ou 3)

Façam com os ingredientes que desejarem, essas são idéias bases....ficou com vontade? Então agora prove a sua...vá até a cozinha e prepare uma dessas delícias!!!

Espero que gostem até a próximaaaaa!!!!!!!!!!!

Beijos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Gnocchi de batata.



È finito!....

Decidi postar no blog minha última receita feita em aula, que foi a receita do meu teste final, cada aluno foi sorteado com uma receita e a minha foi Gnocchi. Existem inúmeras variações de Gnhocchi, esse de batata é com certeza uma das melhores variações e geralmente agrada a todos.  

Ingredientes:
Para 3/4 pessoas (depende da fome!...)

Batata Asterix – 680grs.
Farinha – 160grs
Grana Padano – 250grs
Mozzarella di bufala – 500grs
Manjericão – 1 maço pequeno
Alho – 2 dentes
Cebola - 1
Sal, pimenta.
Tomate pelado – 1 lata.(500/600grs)

Preparo: Cozinhe a batata em água já fervente, com casca. Enquanto cozinha a batata, deixe seu molho de tomate pronto. 
Corte a cebola em pequenos cubinhos e o alho ao meio, (assim você pode retirá-lo se não gosta de comê-lo). Refogue a cebola no azeite, coloque o alho, adicione o tomate pelado, abaixe e fogo (use o fogo baixo para fazer molhos)

NÃO TENHA PRESSA. Ditado de quem trabalha em cozinha: “se tem pressa, NÃO FAÇA, escolha outra receita, cada receita tem seu tempo; seu cozimento; seu preparo específico. Não queira acelerar ou pular etapas, seu resultado final sempre será igual sua vontade de fazer o prato”.

Coloque um pouco de sal, pimenta e manjericão. Tampe e deixe até virar um molho com pequenos pedacinhos, pode-se adicionar um pouco de água durante o cozimento, se necessário, mas pouco por vez, como uma colher de sobremesa, de água. Quando pronto, bata metade do molho, (ou ele todo), depende do seu gosto, (fica mais bonito bater só a metade, para deixar um pouco dos pedaços a vista)
Corte as mozzarellas di bufala em quatro. Reserve.

Descasque a batata quando estiver bem cozinha, passe-a no espremedor. Para Gnocchi deve-se usar a batata quente/morna, seu resultado é melhor.  Em uma bancada limpa ou um recipiente grande, coloque a farinha; a massa da batata; grana padano; sal e um pouco de noz moscada (se quiser), misture tudo, delicadamente. Até formar uma massa suave e macia. Corte no formato de Gnocchi, como na foto.

 Pode-se usar essa massa em seguida, ou deixar descansar em geladeira, coberto com filme plástico. Para cozinhar, ferva a água, coloque o Gnocchi e, estará pronto quando subir; quando “boiar”. Não cozinhe muito sua cocção é rápida. Quando cozido, junte – o na panela do molho, misture delicadamente, acrescente a mozzarella di búfala e mais folhas de manjericão. Está pronto para servir.

Você pode estranhar, achando que tem pouco molho, mas Gnocchi (e massas no geral), não devem “boiar” no molho e sim estarem envoltos COM molho, não dentro dele! Nada de exageros. Muito molho, tira o foco do prato que é Gnocchi com molho de tomate e não o ao contrário.
Depois de pronto, pode-se também colocar em pequenos recipientes e levar para gratinar. Fica ótimo e lindo.

Bom, isso é tudo pessoal!.. Un buono appetito a voi tutti.! 
Até a próxima, direto do hotel, na toscana onde vou trabalhar. Fuuui!

domingo, 1 de agosto de 2010

Doce com avelã




Brutti ma buoni -> Feio mas bom/gostoso.

Essa é uma receita bem fácil, é um docinho simples que acompanha super bem um chá, café no final de tarde. Ou no final do jantar. Muito simples, feio (como já diz o nome) mas gostoso, vale a pena fazer, deixar em um pote bem fechado e quando bate aquela "fominha" de não saber o que comer, essa é uma boa opção. Mesmo quando chegam "visitas surpresas" na sua casa....esse docinho com um café, hummmmm, cai muuuuuuito bem!


Ingredientes:
Clara do ovo - 100grs.
Açúcar - 250 grs.
Avelã - 250grs.
Papel manteiga.

Preparo: Triturar a avelã com 200grs do açúcar. Mas atenção; não deve virar uma farinha, deve ficar em pequenos pedacinhos (+ ou - o tamanho do grão de arroz.). Coloque em uma panela e reserve.

Bata a clara até montar com o restante do açúcar (50grs.) Pode-se por uma pitada de sal, enquanto bate, pois isso ajudar a clara a montar melhor. Quando estiver com a clara em neve no ponto certo, junte delicadamente com a avelã que esta na panela, misture tudo e ligue o fogo, em fogo médio/baixo.
 
Vá mexendo sempre, nas laterais e no centro.TENHA PACIÊNCIA, E NÃO AUMENTE O FOGO.Quando ele começar a pegar cor e estiver soltando as laterais, como na foto, esta pronto. Tire do fogo. Pré aqueça seu forno a 180 graus.

Pegue uma assadeira, coloque papel manteiga, com 2 colheres de sopa, ou sobremesa, isso dependo do seu gosto, como vai preferir fazer o tamanho do doce. Uma colher você pegue o doce a outra você empurra o doce no papel manteiga, ele não tem um formato correto.

Leve para assar por + ou - 15 minutos, quando o doce ficar mais "coradinho", está bom. É rápido mesmo, geralmente 15 minutos é o máximo de tempo. Aconselho a não fazer de forma muito grande, o doce menor fica melhor para comer e mais bonito.

Pode-se também depois de assado, bater tudo no processador, bater rápido, e deixar uma farinha grossa de avelã para comer com sorvete!!!!!!! Hummmmmm!... 
Ou depois de assado, banhá-lo em calda de chocolate. Para fazer isso é fácil, derreta o chocolate; e banhe uma parte do doce (com a mão mesmo) de um lado você segura o doce, o outro você banha com o chocolate.Se quiser pode banhá-lo inteiro; coloque o o doce inteiro dentro do chocolate, para tirá-lo é necessário uma pinça grande, ou um garfo. Coloque ambos em cima do papel manteiga e espere até que endureça o chocolate.  
Delícia....está prontooo!! Beijos até a próxima!


sábado, 24 de julho de 2010

Risotto com funghi.


Rissoto com funghi

Essa receita de é ótima fica super saborosa e leve.
Porém antes, quero contar sobre o que aconteceu no dia em que tivemos essa aula de na Itália.

Estávamos em aula esperando um chef convidado. Ótimos comentários a respeito do Che, “ele é super bom”; “é amigo do Ferran Adria” (considerado o melhor chef do mundo); “tem um restaurante ótimo”. Começou então a aula prática, o 1º risotto que ele fez, FOI PARA O LIXO ele jogou fora, falou que o “problema” era o grão,...o risotto da minha amiga, Roberta, ficou perfeito. Mas tudo bem, todos erram ÀS VEZES.

2º risotto, de funghi, todos os alunos tiveram resultados ótimos, preprarando o risotto do modo clássico, SEM ADICIONAR NADA além do normal....o chef, para conseguir liga no risotto, sabe o que fez????...MAISENAAAAAA, isso mesmo, é inacreditável!!..mas o cara colocou maisena no risotto.! Sem comentários, uma coisa é uma pessoa que não trabalha com cozinha, que não fez faculdade de gastronomia fazer isso, tudo bem, mas esse chef com todo seu “status”, é....não sei...é decepcionante!! Nojo!

De esperado o 3º risotto ficou incomível!....era com tinta de lula, tinha tanta tinta, que o lábio ficava preto, estava salgado, com gosto de tinta! Fracasso de aula!! Isso serve para nos ensinar muita coisa, mas principalmente: se qualquer um de nós fossemos no restaurante dele e ficássemos responsáveis pelos risottos, com certeza ele venderia bem mais.!!!!! Chega disso, vamos ao que interessa.....

Ingredientes: (Para 2 pessoas)
Arroz para risotto (carnaroli, se possível) – 300 grs.
Funghi seco – 200 grs. (pode -se fazer com qualquer tipo de funghi)
Vinho Branco seco – 70ml.
Grana padano ou parmesão – 70 grs
Manteiga – 70 grs
Meia cebola.
Alho – 1 dente
Caldo de legumes – (1lt a 1.500)
Azeite de boa qualidade – q.b (quanto baste)
Salsinha; pimenta; sal.
Atenção na minha receita de risotto, NÃO vai maisena!...hahahahaa....

Preparo: Primeiro faça um caldo de legumes, temos a receita na postagem “creme de batata com bacalhau”. Se não quiser fazer sempre esse caldo, você pode fazer e congelar, coloque em tapauer com a data e o nome do produto, pode-se congelar por 3 meses, na hora do uso somente deixe descongelar em geladeira. Mas sempre que possível faça o caldo fresco é muito mais gostoso.!
Lave bem o funghi seco, deixe de 10 a 15 minutos em água morna, depois escorra bem em água corrente. Tire a casca do alho, corte ao meio, reserve. Corte a cebola em cubos pequenos. Pique a salsinha. Deixe a manteiga em temperatura ambiente. Corte o funghi, se necessário. Rale o grana padano, (ou o queijo tipo parmesão). Com tudo separado e cortado, começamos...
Primeiro vamos fazer o funghi: Coloque azeite na frigideira, o alho cortado ao meio, esse alho é para dar mais aroma do que sabor. Depois podem retirá-lo (se preferirem). Quando o azeite já tiver quente, adicione o funghi, refogue um pouco, coisa de 5 minutos, deve ser bem rápido mesmo, (ele termina seu cozimento no ristto), tempere com sal, pimenta e salsinha. Reserve. (agora é a hora de eliminar o alho se quiserem).


Risotto - Pegue uma caçarola, refogue a cebola (não deixe dourar muito) com manteiga, adicione o arroz de risotto (LEMBREM –SE: não se lava nunca esse tipo de arroz). Com o arroz na panela, mexa bem, até todos os grãos estarem envoltos com a gordura da manteiga, adicione o vinho, mexa, quando o vinho evaporar, coloque uma concha do caldo de legumes, e vá mexendo. (em fogo médio sempre). 
Você deve fazer o mesmo procedimento por uns 15 minutos, sempre que o caldo estiver quase secando, coloque outra concha, assim por diante.  Não coloque muito caldo de uma vez, isso é um risotto, deve-se trabalhar o amido dos grãos mexendo, colocando o caldo de pouco em pouco. Depois de uns 13 minutos, vá provando o grão, deve ficar “al dente”, não cozinhe demais, deve-se cozinhar e sentir o grão quando mordemos, nem duro nem cozido demais, al dente!!!                                      
Quando o risotto estiver quase no ponto (por isso deve -se sempre ir provando o grão, você sente mordendo quando está quase pronto), adicione o funghi, uma concha de caldo, e mexa um pouco, até tudo estar bem misturado. Se estiver muito liquido, vá mexendo, até que seque um pouco. 
Tire do fogo, agora você vai “mantecar” seu risotto, essa é a parte final e deve ser feita fora do fogo. Adicione a manteiga, mexa delicadamente, até todos os grãos estarem bem unidos envoltos na manteiga, adicione o queijo ralado, mexa, prove o sal e pimenta. Ajuste se necessário. Pronto!!...é só servir. O risotto não deve ser muito líquido, e sim: Cremoso, Brilhante com os Grãos Unidos. 
Come – se na hora que é feito, o risotto não espera ninguém, nessa preparação, são as pessoas que esperam o risotto.!                                                                      
Você pode servir esse risotto com alguma carne grelhada ou frango.É uma ótima combinação!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Creme de Batata com Bacalhau

DELÍCIA, é a palavra que define essa receita, por favor provem.!
Assim como o queijo nasceu para goiabada, a batata para o bacalhau! Mas nesse prato, temos a presença dos dois, um pouco diferente daquela mesma receita de sempre com batatas e bacalhau, vale muito a pena tentar, mudar um pouco é sempre bom.!Vamos lá...


Ingredientes, Para 2 pessoas:
Batata - 500grs
Bacalhau - 160grs
Manteiga - 80grs.
Caldo de legumes - quanto baste (500 a 800ml.)
Meia cebola
Tomilho, Manjerona, louro (o que mais gostarem)
Azeite de BOA QUALIDADE
Sal
Pimenta preta


Preparo;
Primeiro, vou dizer como fazer um bom caldo de legumes, pois essa será a base da sopa, então deve ser bastante saboroso. Coloque em um litro de água:
Cenoura (2unid. médias), cebola (1unid.), salsão (1inteiro deve usar um pouco das folhas do salsão também), os três cortados em tamanhos médios, o corte não importa muito aqui, o que queremos é extrair sabor. Coloque -os a partir de água fria, deixe-os em fogo baixo, assim os legumes vão "soltando" os sabores na água, se você coloca em agua fervente, é como um "choque" para eles, então eles retém o sabor, ao invés de "soltar" esse sabor. A partir disso coloque na água o louro, pimenta, e outros ingredientes (se quiser), de sua preferência, que podem agregar sabor, mas lembrem-se: não temperem demais, esse caldo não deve ser muito forte nem muito fraco, no ponto!! Não colocamos sal, pois isso é ajustado mais para frente, essa base de caldo deve ser neutra em relação ao sal. Estará pronto quando tudo estiver bem cozido e o caldo saboroso, por isso é importante o fogo baixo, para extraímos o máximo de sabor dos ingredientes. Quando pronto, coe o caldo. Somente usaremos o liquido.
Agora sim.....Preparo:
Corte a cebola, não precisa ser muito pequena, o corte não importa muito. Corte a batata, faça o corte que preferir, mas lembre-se: corte todas do mesmo tamanho, seja pequena, grande...tanto faz, com cortes iguais temos o mesmo tempo de cocção para todos os pedaços. Em uma panela, doure a cebola na manteiga, adicione as batatas cruas cortadas, um pouco de sal e pimenta, e 500ml do CALDO. Tampe e deixe até que cozinhe bem as batatas. Agora, enquanto as batatas cozinham, em nosso saboroso caldo.....
Pegamos o bacalhau sem pele, sem espinha, desalgado,...limpo! Então o cortamos em cubos médios,...na verdade, um meio termo entre pequenos e médios, (olhem a foto que é mais fácil entender), agora sim nessa etapa o corte é importante, faça do melhor jeito possível, o corte do bacalhau será visível....
Com nosso bacalhau bem cortadinho, colocamos em uma panela com azeite DE BOA QUALIDADE, até cozinhar....é rapidinho...!
Pronto, agora pegamos nosso caldo com a batata cozida e batemos tudo em um liquidificador; mix (aonde preferir), somente verifique que tudo esta bem batido, deve ficar um creme liso, se necessário, adicione mais caldo (coado), até obtermos a sopa bem aveludada, deve ficar um creme nem muito liquido nem muito consistente. Ajuste o sal e a pimenta ao seu gosto.
Para servir use um prato fundo. No centro do prato, coloque um pouco do bacalhau com azeite, e em volta o creme de batata, coloque um fio de azeite por cima,...Prontoooo!!... é bom demais! Sintam a cremosidade da sopa-creme, o bom bacalhau com azeite e a incrível, perfeita junção dos dois!. 
Bom apetite....até a próxima!!!
Lembrem-se, a qualidade de todos seus ingredientes faz a diferença!!